top of page

CENTRO DIA PARA IDOSOS

Projeto Centro Dia para Idosos Arlindo Daibert

Data 2011

Local Centro, Juiz de Fora, Minas Gerais

Autoria Carolina G. Antonucci, Marina L. Carrara, Rafael G. da Costa

Destino Concurso Internacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Nona Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Premiação Destaque

Atendimento em centro-dia é um programa de atenção integral às pessoas idosas que por suas carências familiares e funcionais não podem ser atendidas em seus próprios domicílios ou por serviços comunitários; proporciona o atendimento das necessidades básicas, mantém o idoso junto à família, reforça o aspecto de segurança, autonomia, bem-estar e a própria socialização do idoso. 

 

A proposta para o Centro Dia Arlindo Daibert é um espaço múltiplo, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde de que, tanto suas atividades quanto sua localização devem estimular a integração dos idosos com a vida urbana. 

 

O projeto propõe uma transição gradual entre os espaços públicos e privados: praça, galeria e academia públicas; áreas para atividades em grupo; e áreas para atendimento individual.

 

Esses espaços públicos, comerciais, institucionais e terapêuticos do Centro-Dia são dispostos no terreno de forma a priorizar a passagem gradual do espaço público para o espaço hospitalar, do coletivo para o individual. Para isso o sentido da circulação dos usuários se dá das áreas de uso público para as áreas de terapias coletivas, para as de terapias individuais, e por fim para as áreas ambulatoriais e restritas, utilizando a via transversal que corta todo o terreno para facilitar a organização de tais fluxos e acessos.

.

bottom of page